Avaliação e trabalho final

  1. Avaliação dissertativa. (3,5 pontos).
  2. Avaliação dissertativa. (3,5 pontos).
  3. Trabalho final (3 pontos).

Tema para a disciplina de arte islâmica (poderá ser mudado):

“Interpretações da tradição islâmica na arte contemporânea — releituras, aproximações e distanciamentos.”

O trabalho deverá articular, necessariamente, a bibliografia e os temas tratados durante o semestre. O objetivo não é fazer simples descrições empíricas (i.e., “jornalísticas”).

Prazo: a informar.

Trabalhos fora do prazo

Serão desconsiderados, exceto em caso de força maior.

Trabalhos fora do tema

Serão desconsiderados. Tem dúvida? Pergunte e discuta seu tema antes.

Plágio e desonestidade acadêmica

Plágio inclui qualquer cópia textual ou citação sem atribuição, implicando atribuição a si mesmo e apropriação de trabalho alheio. Paráfrase ou mesmo uso de ideias alheias sem atribuição também constitui plágio. Constatação de plágio acarretará na anulação do trabalho. Presume-se tacitamente que o aluno que prosseguir frequentando esta disciplina está ciente e aceita esses termos.

A famosa “segunda chance”, sugerida em várias instâncias, possibilitando refazer o trabalho plagiado, é um ultraje, beneficiando o meliante e desvalorizando e menosprezando o trabalho dos outros alunos.

Não adianta dizer que “foi só um parágrafo”.

Eu não espero trabalho perfeito, mas sim trabalho honesto.

Metodologia do trabalho acadêmico

O conhecimento científico é: falsificável, verificável, sistemático.

Fundamente suas afirmações com teorias, conceitos, lógica e fatos. Não é aceitável um trabalho que não segue esses preceitos, dedicando-se, pelo contrário, meramente a propalar julgamentos de valor e reproduzir mecanicamente visões de mundo, senso comum, moralismos, lamúrias e militantismo.

Epistemologia: “Estudo do conhecimento, esp. o conhecimento científico, sua natureza, seu processo de aquisição, seu alcance e seus limites, e das relações entre o objeto do conhecimento e aquele que o busca; a teoria do conhecimento”. Vide: Audi, Robert. Epistemology: A contemporary introduction to the theory of knowledge. Routledge, 2010.

Portanto, “epistemologia” não é “visão de mundo”, “cultura”, “conhecimento local” etc.

Existem, com certeza, outras “epistemologias” (ou melhor, culturas, comunidades, sistemas simbólicos etc.), mas não são acadêmicas/universitárias/científicas: o teólogo, o pregador, o artista, o político, o místico, o militante, o empresário, e até mesmo o jornalista, têm padrões diferentes de produção simbólica e ação social. A legitimidade dessas abordagens se dá em função do lugar (social) ocupado.

A questão dos valores em ciência social – “sempre que o homem de ciência surge com o seu próprio juízo de valor, cessa a plena compreensão dos factos”. (Weber, Ciência como Vocação)

Tamanho

No mínimo aproximadamente 4 páginas / 1500 palavras de texto (ou seja, descontando título, capa, bibliografia, imagens etc.).

Conduta durante as avaliações

Incorrerá na mesma penalidade de plágio (anulação da avaliação) o aluno quando forem constatados outros tipos de atitude desonesta, como qualquer evidência de consulta atual ou potencial (“cola”) em caso de avaliação individual, e “notas”, “rascunhos” ou “resumos” escritos em qualquer tipo de suporte referentes à avaliação/trabalho sem consulta. É vedada a saída e o retorno à sala de aula durante a realização das avaliações.

Mais recursos:

Cartilha sobre plágio, da UFF.

Folder, da Université de Lyon.

infographic_did-i-plagiarize1
did-i-plagiarize_spanishtranslation-1

Fonte: http://thevisualcommunicationguy.com/2014/09/16/did-i-plagiarize-the-types-and-severity-of-plagiarism-violations/ e http://thevisualcommunicationguy.com/2016/11/09/cometi-plagio-spanish-translation/.

Ferramentas de escrita (sugestões)

Foto por Pixabay em Pexels.com

Zotero, para bibliografias.

LaTeX/Optex1: uma pequena introdução aqui, e aqui para, quem sabe, nunca mais se preocupar com formatação (pelo menos nesta disciplina). Editor online: Overleaf. Basta inserir seu texto e imagens. Dúvidas? Pergunte.

Você pode escrever em Markdown, GoogleDocs, LibreOffice ou formatos/softwares mais exóticos, e entregar em qualquer formato relativamente legível. E não, não é preciso ABNT para formatação, e nem é preciso Times ou Arial.

Mas claro que você pode formatar segundo a ABNT e usar qualquer fonte aceitável para textos. Há várias tipografias gratuitas adequadas para trabalhos acadêmicos, como Brill; Literata; Petrona; EB Garamond; Libre Bodoni; Fira Sans; Gandhi; Gentium; Jauría; SedanTransitoria; Alegreya e Alegreya Sans; Linux Libertine; Bailleul; Neo Planta BG; etc. etc. etc. Veja uma discussão aqui e uma breve introdução à tipografia com Practical Typography, de Matthew Butterick. 

Mais fácil é impossível. Mas isso não te exime de empregar regras de escrita adequadas. Quando você ler isso, já terão sido dadas instruções no primeiro dia de aula.

Alguns materiais para o trabalho final

Abaixo seguem alguns artigos que podem ajudar a encontrar material e perspectivas para o trabalho final. Ressalto que a lista, obviamente, é aleatória, sendo meros exemplos de caminhos a serem explorados por você.

What_does_Islamic_Art_Mean_for_Islam

Tarjama_Translation_Contemporary_art_fro

Unfolding_Narratives_from_Iraq_Rafa_Nasi

History_Regained_a_Modern_Artist_in_Bagh

Contemporary_Book_Art_in_the_Middle_East

Ibrahim_El_Salahi_and_Calligraphic_Moder

Reexploring_Islamic_Art_Modern_and_Cont

Picasso_the_Muslim Picasso_the_Muslim._Or_how_the_Bilderver

Adham_Ismails_Arabesque_The_Making_of_R

Against the Wall The Art of Resistance in Palestine by William Parry


Uma pesquisa simples no Google:

modern islamic artists

contemporary artists middle east

Gera estes resultados e muitos outros:

https://collections.lacma.org/node/773206

https://www.saatchiart.com/art-collection/Painting-Drawing-Sculpture/Contemporary-Islamic-art/126312/198648/view

https://www.iwamag.org/2015/09/06/does-modern-islamic-art-exist/embed/#?secret=WlgfzRkbf2

https://www.thenational.ae/arts-culture/art/the-contemporary-artists-changing-the-landscape-of-the-islamic-art-world-1.849114

https://siddiqajuma.co.uk/

https://splinternews.com/these-are-the-muslim-artists-whose-work-is-being-displa-1793858530

http://islamicartsmagazine.com/magazine/view/a_pioneer_of_contemporary_art_from_the_muslim_world/

Top 10 Female Artists From The Middle East

https://www.christies.com/features/Collecting-guide-Middle-Eastern-Modern-and-Contemporary-Art-9470-3.aspx

https://www.christies.com/features/Middle-Eastern-artists-to-know-8602-1.aspx

https://www.artsy.net/gene/contemporary-middle-eastern-and-north-african-art
https://www.theartnewspaper.com/middle-east